DESTAQUETurismo

Equipe de corrida de aventura com atletas baianos busca assumir liderança do ranking mundial em disputa no Canadá

Integrantes da equipe baiana estão de olho no ouro de circuito mundial

De olho em liderar o ranking mundial, os membros da Bahia da equipe Brazil Multisport, segunda melhor ranqueada no mundo, vão participar do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, em Penticton, no Canadá. Com a meta de brigar pelo título nunca conquistado pelo país, Camila de Araújo e Guilherme Pahl viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nos últimos três anos, o grupo conquistou o 3º lugar uma vez e o 4º em outras duas oportunidades no mundial. Para chegar bem na prova, a dupla do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, viajou no dia 10 deste mês pois consideram importantes chegar com antecedência ao local da competição para treinamentos e desenvolvimento de estratégias, diz Camila. A prova de 775 km terá cinco dias de duração e a largada acontece nesta quinta-feira, 25.

A expectativa é grande pela dupla que vê um cenário único para o time brasileiro. “Chegar antes ao local é importante e isso só foi possível graças ao apoio da Sudesb. Sem o custo da passagem, podemos investir em outras coisas importantes para o time. Dependendo do resultado aqui, podemos liderar o ranking. Estar em segundo já é uma conquista inédita para nosso país e estamos muito perto da liderança”, comenta a atleta.

São esperadas 60 equipes de 25 países diferentes na disputa. A prova vai contar com longos trechos de trekking, bicicleta e remo e para Camila há similaridade com provas na Chapada Diamantina. O progresso da equipe na competição poderá ser acompanhado pela internet – quando o link for disponibilizado.

A equipe já estava classificada para a competição mundial por ter conquistado o título (tetracampeonato) do Circuito Sul-Americano de Aventura 2024 em fevereiro no Uruguai. Mas, chegam forte e com muitas expectativas por conquistar a prova Malacara Race, do circuito mundial de corrida de aventura, em Lençóis, na Chapada Diamantina, competindo em casa, em maio. A segunda colocada, a equipe Estonian ACE Lasportiva, da Estônia, somente cruzou o pórtico de chegada às 5h20 desta quinta-feira, ou seja, mais de cinco horas após a equipe campeã.

Ascom / Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *