Governo vai comprar leite em pó para auxiliar agricultores familiares
Medidas governamentais vão ajudar segmento de leite e produtos lácteos
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai comprar estoques de leite em pó para auxiliar agricultores familiares nas dificuldades enfrentadas após o aumento da importação do produto, que encareceu o valor do item.
Para isso, serão destinados R$ 100 milhões do governo federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no modelo de Compra Direta.
“A compra pública ajuda de imediato o setor. A gente faz a compra das organizações, cooperativas, associações de agricultores familiares que têm estoque e, a partir dali, pode-se comprar mais leite e elevar o preço. Quando a gente faz uma compra desse vulto, é uma sinalização muito positiva para o setor e também para o mercado. É uma demonstração de que os agricultores têm uma mão amiga do governo federal, que está agindo a seu favor”, explicou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
De acordo com determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o leite em pó será ofertado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional. “Além de proteger o setor produtivo nacional, a gente vai dar um passo muito importante para a erradicação da fome”, afirma Pretto.
Outra medida de auxílio ao segmento adotada pelo governo é a levação do imposto de importação de leite e produtos lácteos, que era de 12,8% e passará a ser de 18%, pelo período de um ano para os seguintes itens: queijo de pasta mole e de pasta azul e óleo de manteiga.
Por BNews