Fraudes cibernéticas: Febraban e Ministério da Justiça assinam pacto combater golpes virtuais; entenda

Acordo é segundo firmado pela Febraban, após pacto semelhante assinado com Polícia Federal

Um acordo de cooperação técnica foi fechado nesta sexta-feira (23) entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater fraudes, golpes e crimes praticados pela internet.

A informação foi divulgada em reportagem de o site InfoMoney. O anúncio feito através de nota oficial pela Federação sinaliza que “os diretores da entidade irão apresentar aos representantes do ministério o que tem sido feito pela federação para prevenção e combate a fraudes e golpes e ataques cibernéticos” em um almoço realizado ainda hoje.

Vale destacar que, ainda de acordo com a matéria, que, há pouco tempo, a entidade que representa instituições nacionais financeiras, “emitiu um alerta para o fato de que golpistas têm utilizado cada vez mais o Pix para a prática de crimes virtuais – como o golpe do Pix errado, por exemplo, e o “golpe do 0800” ou “golpe do falso funcionário”, em que criminosos se fazem passar por funcionários de centrais de atendimento de bancos e pedem para confirmar uma suposta compra, induzindo a vítima a fornecer informações confidenciais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *