Em meio à batalha tarifária, deputado federal Pedro Lupion revela que não há boas notícias para setor agro
Deputado revela estratégias do setor agro e políticos para conter a guerra comercial entre Brasil e EUA
Em webinar, o deputado federal Pedro Lupion (PP) e Thiago de Aragão, CEO da Arko International, abordaram diretamente de Washington – EUA as mais recentes decisões do governo de Donald Trump envolvendo a guerra comercial, após o tarifaço americano imposto ao Brasil, que atinge sobremaneira o setor do agronegócio.
Em meio à batalha tarifária, o deputado revelou que, no momento, não há boas notícias e que o caminho vislumbrado pelos empresários do segmento e políticos brasileiros é o da diplomacia. “O momento pede que busquemos soluções diplomáticas para este imbróglio, é preciso racionalidade comercial”.
Lupion também chamou a atenção para o fato de que o Brasil precisa tomar muito cuidado para manter as boas relações com os Estados Unidos, mas também necessita manter a proximidade com a China, o equilíbrio.
Thiago de Aragão e os demais participantes também relataram estratégias para mitigar os impactos das tarifas no agro nacional, destacando a fundamental necessidade de discutir as questões comerciais com as bases políticas. “Por isso, algumas empresas brasileiras que têm unidades de funcionamento nos EUA, buscam identificar parlamentares formadores de opinião e tomadores de decisão em condados e regiões específicas onde essas companhias atuam e onde mais os seus produtos são afetados, respingando na economia local. A partir daí, com a unificação dessas empresas e um discurso conjunto entre políticos e esse empresariado, estamos fazendo com que essas questões cheguem à Casa Branca e se consiga soluções diplomáticas”.