Dia da Agricultura: Auditores fiscais federais agropecuários garantem qualidade dos alimentos, diz especialista
Auditores fiscais federais acompanham todas as fases de produção do agronegócio brasileiro, diz especialista
No Dia da Agricultura, celebrado nesta quinta-feira (20), o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) destacou a importância da segurança dos alimentos “do campo à mesa” e o papel fundamental dos profissionais da carreira na garantia da qualidade e sustentabilidade da produção agropecuária brasileira. Esses profissionais atuam desde a fiscalização da produção interna e de pequenos agricultores, até o controle de fronteiras, assegurando que os alimentos cheguem à mesa dos brasileiros com qualidade e segurança.
Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais. É líder na produção e exportação de soja em grão, açúcar, café e suco de laranja. Ocupa o ranking de maior produção de milho e se tornou o maior exportador de algodão. É o maior exportador de carne de frango e o terceiro produtor, e de carne bovina também, sendo o segundo produtor.
São os auditores fiscais federais agropecuários que fiscalizam a atividade e incentivam boas práticas, com a promoção de treinamentos técnicos, ajudando na otimização da produção de forma responsável e eficiente. No setor de produção orgânica, garantem que as normas de cultivo sejam seguidas, com a utilização de produtos livres de resíduos químicos indevidos. Além disso, trabalham no controle de agrotóxicos e insumos agrícolas, certificando a correta aplicação e prevenindo impactos ambientais e riscos à saúde. Destaca-se, ainda, a promoção de políticas públicas para o setor.
Entre as muitas iniciativas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) voltadas aos agricultores estão os programas que oferecem linhas de crédito com o objetivo de estimular as atividades no campo. A ideia é incentivar investimentos nas áreas rurais, incluindo armazenamento, beneficiamento e industrialização de produtos agropecuários. A medida favorece o custeio adequado da produção e a comercialização do agronegócio, além de fortalecer economicamente, especialmente os pequenos e médios. Com isso, espera-se o aumento da produtividade e a melhoraria do padrão de vida no meio rural.
“A segurança dos alimentos depende de um trabalho sério e comprometido ao longo de toda a cadeia produtiva. Os auditores fiscais federais agropecuários são agentes fundamentais nesse processo, garantindo que os alimentos cheguem à mesa dos brasileiros com qualidade e segurança. Nosso compromisso é assegurar que a produção do Brasil siga as melhores práticas, beneficiando toda a sociedade”, afirma o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.
Neste Dia da Agricultura, o Anffa Sindical salientou a importância de valorizar os profissionais que garantem a segurança e a sustentabilidade do setor. Só com recomposição de quadros de servidores e investimentos em defesa agropecuária a demanda poderá ser atendida com eficiência, protegendo a saúde da população e promovendo o desenvolvimento econômico e ambiental do Brasil.