MP na COP30: Campanha busca fortalecer atuação do Ministério Público em defesa da estabilidade climática
Portal MP na COP30 reúne dados nacionais sobre iniciativas para enfrentamento das mudanças climáticas
O portal ‘MP na COP30’ é uma campanha nacional coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), lançada nesta quinta-feira (11) pelo Ministério Público brasileiro em defesa da estabilidade climática.
Segundo a assessoria de comunicação da ABRAMPA, a ação reúne 30 ramos e unidades do MP — incluindo o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), e o Ministério Público de Contas (MPC), além dos 26 Ministérios Públicos estaduais e o MPDFT.
“A iniciativa busca fortalecer a atuação do Ministério Público em defesa do meio ambiente e da estabilidade climática, estimulando a cooperação entre promotores, procuradores e órgãos parceiros em todo o país. O portal – www.mpnacop30.org.br – reúne informações sobre as ações de cada MP voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, apresenta projetos já desenvolvidos e consolida novas frentes em temas estratégicos. A navegação permite buscas por estado, instituição ou tema, abrangendo áreas como combate ao desmatamento, proteção da biodiversidade, transição energética e garantia de direitos das populações tradicionais”, informa a ABRAMPA”.
Vale salientar que a COP – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é um evento mundial que objetiva debater assuntos relacionados às consequências danosas do efeito estufa no planeta e reúne delegações do mundo todo, anualmente. Este ano, a 30ª edição da Conferência do Clima vai ocorrer no Brasil, em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro.