Brasil tem 1 mi de hectares de florestas para recuperar em assentamentos rurais da reforma agrária
Brasil pode avançar na meta, assumida no Acordo de Paris, de mais de 12 mi de hectares de florestas recuperados
Brasil tem 1 milhão de hectares de florestas para recuperar em assentamentos rurais da reforma agrária. Ao investir nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos assentamentos, o país pode avançar na meta, assumida no Acordo de Paris, de 12 milhões de hectares de florestas recuperados.
Recuperar 1 milhão de hectares em Áreas de Preservação Permanente (APPs), aliando produção sustentável e regeneração natural em assentamentos rurais. Essa é a proposta do Instituto Escolhas, que aponta duas estratégias de ação: implementar Sistemas Agroflorestais (SAFs) em 500 mil hectares de APP com baixo e médio potencial de regeneração natural e realizar a restauração passiva de outros 500 mil hectares com alto potencial de regeneração.
“Ao investir na recuperação florestal em assentamentos, o Brasil pode gerar mais de 238 mil empregos nas etapas de implementação e manejo dos sistemas agroflorestais. Segundo o estudo, enquanto a floresta cresce, o país pode produzir mais 43,1 milhões de toneladas de alimentos em 1 milhão de hectares de assentamentos rurais da reforma agrária”, defende Patricia Pinheiro, gerente de projetos do Escolhas e responsável pela coordenação da pesquisa.
Para chegar a esses números, o Escolhas analisou 7.884 assentamentos rurais, totalizando 45,11 milhões de hectares onde estão cadastradas 809,4 mil famílias. Isso representa 83,4% dos assentamentos no país, de um total de 9.447.
Os dados são um recorte do estudo Os bons frutos da recuperação de florestas: do investimento aos benefícios, que calculou o investimento necessário para recuperar 12 milhões de hectares, meta brasileira de recuperação florestal, assumida no Acordo de Paris.
O estudo mostrou ainda que o investimento de R$ 58,8 bilhões em SAFs nos assentamentos, ao longo de 30 anos, deve gerar R$ 161,9 bilhões em receita líquida e remover 99,6 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera.
Por Verônica Macêdo / BNews