Sem as exportações para os EUA, segmento de pesca nacional contabiliza prejuízo de US$ 250 milhões
Prejuízo é consequência direta da taxação de 50% sobre os pescados imposta pelos EUA
Os produtos de pesca brasileiros enfrentam uma taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos – EUA, medida denominada “tarifaço”, que entrou em vigor em agosto deste ano. Essa tarifa afeta severamente as exportações do setor, impactando o mercado brasileiro de pescados.
De acordo com a reportagem de o Globo Rural, sem alívio das tarifas americanas, ao contrário de outros setores produtivos do país, os exportadores de pescados reclamam de uma alegada falta de “prioridade” nas negociações do governo brasileiro com Washington. Desde que o tarifaço entrou em vigor, o segmento de pesca já deixou de exportar o equivalente a US$ 250 milhões.
“Empresas do ramo relatam perda de faturamento e encolhimento da margem com a interrupção quase total de embarques para os Estados Unidos no período. Falam também de dificuldades para acessar o crédito emergencial anunciado pelo Executivo e de planos de demissões no setor caso o tarifaço permaneça”, revela a matéria. Todos são prejudicados: pescadores artesanais, piscicultores e também os empregos em indústrias de processamento.

