Salvador é ponto focal da Temporada da França no Brasil e receberá presidentes Lula e Macron em setembro
Temporada da França no Brasil contará com 300 atrações em 15 cidades, incluindo Salvador
Em coletiva de imprensa nacional, nesta terça-feira (1º), foi dada a largada para a Temporada da França no Brasil, iniciativa que celebra os 200 anos de amizade e parceria entre as duas nações. Da programação constam 300 eventos, entre encontros, shows, exposições, música, gastronomia, cinema, instalações e fóruns de discussão em 15 cidades brasileiras, incluindo Salvador.
A capital da Bahia é considerada o pulmão da diversidade, da cultura nacional pela comissária geral da temporada, Anne Louyot, responsável por conduzir a coletiva de anúncio aos jornalistas brasileiros.
A iniciativa ocorrerá entre agosto e dezembro deste ano, coincidindo com eventos de magnitude, a exemplo da 30ª Conferência das Partes – COP30, que acontecerá em Belém, entre 10 e 21 de novembro, e a Bienal de São Paulo, que terá início em setembro e irá até janeiro de 2026.
“Em setembro os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, respectivamente do Brasil e França, estarão em salvador em uma das aberturas da extensa programação, juntamente com a delegação francesa e representantes afrodescendentes, revelou Anne.
Vale salientar que contarão com a programação cultural, científica e ambiental são: Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá, sendo 108 trabalhos resultantes da colaborações entre artistas e instituições francesas e brasileiras.