DESTAQUEPecuária

Mercados para café e carnes oriundos do Brasil podem ser ampliados com acordo entre Mercocul e EFTA; entenda

Acordo foi fechado antes de tarifaço de Trump para criação da zona de livre comércio; entenda

O Mercosul – bloco econômico criado em 1991 e que integra os países da América do Sul, que são a Argentina, o Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) – que reúne Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein – assinaram um acordo comercial que inclui produtos do agronegócio que são exportados pelo Brasil beneficiando, assim, as commodities nacionais, com destaque para o café e as carnes.

A informação foi divulgada em reportagem de o site Globo Rural. “A declaração conjunta foi apresentada no início deste mês, em Buenos Aires, capital da Argentina, durante a reunião de cúpula do bloco sul-americano. Foram pelo menos 14 rodadas de negociação para se chegar a um consenso. Especialistas e representantes do setor avaliam a parceria como positiva, em um ambiente de escalada no protecionismo internacional”.

Vale salientar ainda que, segundo explica a matéria, o Mercosul e a EFTA formam uma zona de livre comércio com quase 300 milhões de consumidores e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 4,39 trilhões. O tratado prevê melhorias no acesso a mercados para 97% das exportações das duas partes.

“Os países que integram a Associação Europeia somam 15 milhões de pessoas e uma economia de US$ 1,4 trilhão. São locais de alta renda, com níveis de PIB per capita que os colocam entre os países mais ricos do mundo. Os dois blocos chegaram a um acordo antes de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma nova rodada de tarifas de importação contra diversos países, inclusive o Brasil”,destaca a reportagem de o Globo Rural.

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), assegurou em sua conta do LinkedIn: “Para o Brasil, este acordo significa maior acesso a mercados de alta renda, reforçando nossa posição como um parceiro global confiável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *