Maior distribuidora de suprimentos do Brasil apresenta estratégia que promete revolucionar a agricultura
Distribuidora desenvolve projeto sustentável para acelerar crescimento de culturas durante a noite
Referência nacional na distribuição de suprimentos para Manutenção, Reparo e Operação (MRO), a Nortel – empresa que faz parte do Grupo Sonepar – marcou presença no “ Agro-LED: I Workshop sobre Iluminação Artificial no Brasil”. Durante o evento, a distribuidora apresentou a sua nova solução de suplementação luminosa para uso no campo, trazendo dados coletados ao longo dos últimos anos em aplicações experimentais na soja e no milho.
O workshop teve o objetivo de apresentar soluções e técnicas de iluminação artificial que podem aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos cultivados em áreas fechadas e também em campo aberto.
Além dos ganhos indiscutíveis em produtividade, é possível contribuir para a redução do consumo de água e insumos químicos. “Nós acreditamos muito que estamos construindo o segundo andar da produção agrícola no Brasil.”, explica Marcos Rocha, CEO da Nortel.
O projeto nasceu de uma parceria entre distribuidora, ESALQ/USP e Philips (Signify), que desenvolveram uma luminária específica para a aplicação na agricultura em cultivos em campo aberto.
“Em vários testes, já foi confirmado o aumento da produtividade das plantas por meio da suplementação luminosa, com alta efetividade de incremento e maior produtividade de grãos sem perda de nutrientes e características naturais”, acrescenta.
O executivo explica que a solução é eficiente por ser capaz de identificar quais comprimentos de onda devem ser aplicados em cada tipo de plantação, com o uso de luminárias especificas, para que elas prolonguem o período de fotossíntese durante a noite e produzam mais. “Essa conjunção de fatores trouxe, em experimentos controlados, ganhos de mais 30% na produtividade”.
A solução de suplementação luminosa já está sendo aplicada na Fazenda Conforto, empresa goiana de criação de gado, inovadora e pautada pelo uso de tecnologias e análise de dados.
A propriedade conta com mais de 12.000 hectares, sendo 1.800 deles de área irrigada, onde são produzidos soja, milho e capim para pastejo de forma rotacionada (seguindo a estratégia de ILP).
Segundo Sérgio Pellizzer, CEO da Fazenda Conforto, “a implementação da suplementação luminosa na área só trará ganhos, será positiva para a soja e principalmente para o milho, em função das características da região”.
A Nortel e a Fazenda Conforto são empresas líderes em seus segmentos de negócio e pela primeira vez trabalham juntas em prol do desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
“O futuro do agronegócio se baseia na biodiversidade e no investimento em novas tecnologias que podem ajudar a terra e o solo. Essa solução que a Nortel está trazendo com certeza vai ao encontro disso”, comenta Pellizzer.
Por Verônica Macêdo / BNews