Confira a lista das carnes que estão mais baratas no Brasil
Preços das carnes reduziram, em média, 9,65%, no acumulado de oito meses
Preços das carnes reduziram, em média, 9,65%, no acumulado dos primeiros oito meses de 2023. O filé-mignon foi a que teve maior queda no valor; caiu 16,95%.
Outras carnes nobres também ficaram mais acessíveis ao consumidor. O preço da alcatra sofreu queda de 13,46%, o do contrafilé caiu 11,77% e o da picanha reduziu 9,14%.
Esses são dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que, juntamente com análise da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica o motivo da deflação nos cortes das carnes, inclusive as do subgrupo, consideradas menos nobres.
A boa safra de grãos impactou na queda de preços, pois eles são utilizados na alimentação de frangos e suínos, uma vez que os bovinos se alimentam, principalmente, de pasto, beneficiado pelas chuvas regulares, diminuindo, desta forma, os gastos com ração.
É preciso entender também que o filé-mignon, por exemplo, não é o corte preferido para exportação, já que, vários países optam por carnes mais gordurosas, estabilizando, assim, os preços das denominadas “carnes de segunda”.
A expectativa é de que a redução de preços continue até o final de 2023.
Por BNews