Carnaval 2025: Setor de serviços pode aproveitar período para lucrar ainda mais no verão; saiba como
Período da folia é cenário ideal para fortalecer marcas, fidelizar clientes e impulsionar vendas de forma inovadora, diz especialista
O Carnaval traz uma oportunidade valiosa para as empresas de serviços aumentarem suas vendas, se conectarem ainda mais com os clientes e darem visibilidade às marcas. Para isso, antes de mais nada, é importante planejar as ações para atender às demandas sazonais do público folião.
Raphael Mattos, especialista em negócios, empreendedorismo e franquias, pontua que, sem dúvida, o clima de festa favorece o aumento do consumo, as pessoas ficam mais dispostas a gastar, mas para isso, é importante pensar de forma criativa e estratégica. “Para qualquer segmento, o diferencial está na capacidade de oferecer experiências que combinem praticidade com criatividade”, diz.
Na hora de se planejar, Mattos recomenda montar um portfólio, pesquisar e comprar os insumos com antecedência, conhecer as tendências e também o perfil do público alvo. Além disso, é importante contar com uma boa variedade de serviços e valores, saber precificar corretamente o serviço prestado, investir no marketing digital e buscar parcerias. “Parcerias com blocos de rua ou festas locais também ampliam a exposição e atraem novos clientes”, revela o estrategista.
Sobre o que oferecer, o especialista – que também é autor do best seller Vender, Lucrar, Escalar – sugere que bares e restaurantes podem trabalhar com cardápios temáticos e promoções exclusivas. Happy hours diferenciados, drinks personalizados e combos inspirados na festa são outras formas de incrementar ainda mais as vendas.
Salões de beleza e serviços de estética encontram alta demanda por maquiagens artísticas, unhas personalizadas e penteados para os dias de folia, dos mais diversos, simples ou sofisticados. “Pacotes promocionais, atendimento flexível e horários adaptados ao ritmo do Carnaval são maneiras de atrair quem quer arrasar na Avenida ou no meio da multidão”, enfatiza.
Já as empresas de transporte e turismo, segundo Mattos, podem criar serviços para quem quer se deslocar com praticidade, conforto e segurança, seja para viajar ou para ir atrás dos trios.
Outros segmentos de destaque ficam para o aluguel de fantasias, fotografia e organização de eventos, que têm um público fiel durante o Carnaval. “É importante estar atento ao que está no hype e investir em divulgação digital, parcerias com influenciadores locais e oferecer personalização e conveniência. Este ano, por exemplo, o Oscar é um tema em alta e que abre um grande leque de possibilidades”, finaliza o especialista em vendas que acumula mais de 1M de seguidores nas redes sociais.