Agência Nacional de Aviação Civil libera uso de drones no agronegócio
Decisão impacta positivamente no setor do agronegócio
Já é possível usar drones de 25 kg no agronegócio. A liberação, concedida através de uma nova resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), determina a utilização desses equipamentos sem necessidade de autorização ou exigências complexas.
A notícia impacta positivamente o setor, uma vez que simplifica as normas para operação de drones nas áreas agropecuárias.
Mas a simplificação não significa ausência de regras, pois algumas diretrizes precisam ser seguidas. Ter 18 anos, no mínimo, para pilotar, realizar voos a uma altura máxima de 120 metros, longe de multidões, de áreas de segurança e de aeroportos é uma das normas essenciais estabelecidas pela ANAC.
Segundo Eduardo Vargas, Business Development Manager para o Brasil da Graymatics, a resolução é um grande avanço para o mercado de drones no Brasil. E vai popularizar o uso desta tecnologia. “Veremos um avanço simultâneo do uso de parâmetros de Inteligência Artificial (IA) para garantir a segurança da safra no campo e na indústria”, afirma.
De acordo com Vargas, a IA coleta dados que podem auxiliar na produtividade, eficiência, manutenção proativa de ativos de valor, contagem de material armazenado. E, ainda, garantir a segurança dos funcionários. Em especial, na indústria de processamento de commodities.
Por BNews