Abapa estreia o Cotton Cine na Fenagro 2025
Após percorrer o Oeste da Bahia, o Cotton Cine chegou à capital. Numa grande tenda climatizada, crianças e adultos da capital baiana poderão, até terça-feira (02/12), assistir ao desenho animado “A Turma do Agripino em: Procurando Belinha”, com as aventuras de Peu e Mari, duas crianças da cidade que conhecem o “novo mundo” do campo, ao tentar encontrar uma cadelinha fujona. A iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) estreou no domingo (30), e atraiu centenas de crianças. Até terça-feira, mais de 2 mil estudantes são esperados. A programação vai das 10h às 21h, com exibições de 20 minutos e capacidade para 50 crianças por sessão.
A presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa participou da cerimônia de abertura da feira, uma das maiores do Norte e Nordeste voltadas à agropecuária, que teve a presença do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, do secretário de Agricultura, Pablo Barrozo, executivos do Poder Público, lideranças do agro, empresários, dentre outros. O Cotton Cine integra o Programa Educacional Conhecendo o Agro, que tem como objetivo aproximar professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do universo da produção agrícola, em especial da cultura do algodão do Oeste da Bahia.

O governador da Bahia elogiou o projeto. “Nós queremos fortalecer a industrialização da matéria-prima, para continuar exportando algodão em pluma, mas também o industrializado. Parabéns, Abapa, que trouxe para nós o cinema, o Cotton Cine, para as crianças, e para os adultos entenderem que algodão não se produz em shopping, tem muito trabalho envolvido. Parabéns, Abapa”, disse Jerônimo Rodrigues.
A Fenagro segue até o dia 7 de dezembro, reunindo exposições, leilões, atividades técnicas e atrações voltadas ao fortalecimento do agronegócio baiano e ao entretenimento das famílias que visitam o Parque de Exposições de Salvador. O evento reúne 600 expositores de 12 estados, mais de 3 mil animais em exposição (bovinos, equinos, caprinos e ovinos) e a expectativa é movimentar cerca de R$ 120 milhões em negócios, atraindo mais de 200 mil visitantes.
Ascom / Abapa

