Workshop apresenta evolução do licenciamento ambiental de Complexos Eólicos e Solares
Servidores da Diretoria de Regulação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram hoje (29), no auditório da SDE, do workshop “Casos de Sucesso e Melhores Práticas no Licenciamento Ambiental de Complexos Eólicos e Solares”. O encontro teve como objetivo reunir especialistas para abordar conceitos, estudos e práticas com o propósito de aprimorar procedimentos para o licenciamento e responsabilidades socioambientais de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
O coordenador de Infraestrutura e Energia do Inema, José Lacerda, destacou a importância da oficina para troca de experiências e aprimoramento técnico. “Os empreendimentos dos setores eólico e solar são relativamente novos no país e a Bahia já se destaca por ser líder nacional na geração de energia por essas fontes renováveis. Por isso, a capacitação é essencial para o aperfeiçoamento e modernização contínua dos estudos e peculiaridades relacionadas ao processo de licenciamento deste setor”.
Promovido em parceria com as empresas Statkraft Brasil e Maron Consultoria, o evento abordou temas como a análise de efeitos cumulativos e sinérgicos dos impactos ambientais, gestão socioambiental dos projetos nas fases de implantação e operação, qualidade dos estudos e sustentabilidade dos empreendimentos, entre outros.
Para o consultor Tiago Dias, que ministrou duas apresentações sobre efeitos cumulativos e licenciamento de cavidades, a interação com os órgãos ambientais é fundamental para um melhor desenvolvimento dos projetos. “Essa é uma oportunidade ímpar para discutirmos os resultados dos estudos e projetos socioambientais realizados para um empreendimento eólico, gerando ainda mais informações e conhecimento. Os programas ambientais fornecem grande quantidade de dados que devem ser compilados e analisados de maneira a permitir, cada vez mais, a evolução do setor de energia renovável”, pontuou.
Ascom / Inema