Preços dos alimentos no Brasil vão cair a partir desta sexta-feira (1º) com o tarifaço dos EUA? Saiba aqui
Saiba aqui o que pode ficar mais barato nas gôndolas dos supermercados e açougues do Brasil
O mercado brasileiro já começa a sentir os impactos da medida que impõe à importação de commodities taxas de 50% sobre os produtos nacionais. Vale lembrar que o Brasil é o principal exportador de carnes, café, frutas e suco de laranja para o mercado americano. As carnes e frutas já estão em queda no atacado.
Diante disso, segundo reportagem de o jornal O Globo, analistas econômicos explicam que alguns produtos tendem a ter queda nos preços, o que já vem ocorrendo há algumas semanas em função do tarifaço proposto para começar em 1º de agosto, esta sexta-feira. “No caso do café, o efeito é o oposto: os preços estão em alta em Nova York e começam a subir por aqui, invertendo uma tendência que já vinha há algumas semanas”.
De acordo com a matéria, “as carnes bovinas vinham em queda entre março e junho, depois de terem subido quase 21% no ano passado. E, agora, esse movimento deve se acentuar. No atacado, de 24 de junho a 21 de julho, o preço da carne no atacado caiu 7,8%. O preço da arroba do boi gordo teve recuo semelhante, de 7,5% no mesmo período”.
Na reportagem, Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, explica que os açougues e frigoríficos dos Estados Unidos viram recuar as compras e procuram direcionar para o mercado doméstico. Esse movimento intensifica os efeitos recentes de baixa. “De acordo com o especialista essa queda no atacado deve chegar ao consumidor no mês que vem, mas não arrisca quanto da redução será repassada ao preço final no Brasil”.