Modelo de franquia abre caminho seguro para quem quer empreender no setor financeiro

Liberdade de empreender com baixo risco no setor financeiro é real, diz especialista; confira

O modelo de franquias vem atraindo cada vez mais profissionais do setor financeiro. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o mercado como um todo teve um crescimento de 13%, em 2023. Especificamente no segmento que inclui serviços financeiros, apenas no primeiro trimestre de 2024, o setor cresceu mais de 25,3%. Esse desempenho reflete o interesse dos consumidores por consultorias especializadas, atraindo novos investidores para esse tipo de negócio.

Segundo Jenni Almeida, especialista em finanças e CEO da Invest4U, as franquias de serviços financeiros oferecem não apenas um caminho lucrativo, mas também a segurança de um modelo de negócios testado e aprovado — uma vantagem importante em um mercado onde muitos negócios falham antes de completar um ano. “Esse formato entrega a estrutura e o suporte que novos empreendedores precisam, reduzindo obstáculos ao longo do caminho. Além disso, as franquias são projetadas para se adaptar aos avanços tecnológicos e à demanda por serviços omnichannel, criando um ambiente de negócios sólido e preparado para o futuro”, afirma.

Muitos profissionais querem empreender, mas sentem o peso dos riscos e das incertezas financeiras que acompanham um novo negócio. O modelo de franquia no setor financeiro ajuda a contornar esses desafios, oferecendo treinamentos completos e acompanhamento próximo para garantir a segurança dos franqueados. “Nossa estrutura, por exemplo, permite que cada franqueado tenha as ferramentas e o suporte necessários para crescer e se estabelecer de forma segura e rentável”, declara.

Suporte especializado e treinamento contínuo

Um dos principais atrativos para o franqueado é a possibilidade de receber suporte especializado com o padrão de qualidade da franquia, como, por exemplo, treinamentos completos para garantir a excelência no atendimento e a entrega dos serviços prestados. Em relação ao setor de serviços financeiros, Jenni explica como a sua empresa aplica esse diferencial. “Fornecemos desde o treinamento inicial até um acompanhamento próximo, para que cada franqueado tenha as ferramentas necessárias para atuar com segurança e se destacar no mercado”, afirma.

Combinado ao baixo custo operacional, a assistência da franquia cria um excelente ambiente de negócios para quem deseja empreender com o respaldo de uma marca já consolidada. No entanto, isso não significa que não seja possível adaptar o modelo. Muitas franquias permitem personalização de determinados recursos, permitindo que o franqueado ajuste o modelo à sua necessidade. “Na Invest4U, permitimos que cada franqueado adapte o atendimento de acordo com o perfil de cada cliente. Queremos que eles não só aprendam a utilizar o nosso método, mas também a adaptá-lo para oferecer uma experiência diferenciada e de alto valor aos clientes”, destaca a CEO.

Para garantir uma escolha assertiva e reduzir riscos, é fundamental pesquisar cuidadosamente a franquia antes de investir, começando por verificar se a rede possui a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que descreve os aspectos legais, financeiros e operacionais da franquia. “Escolher a franquia certa é mais do que um investimento financeiro, é uma decisão de vida. O franqueado precisa se certificar de que a rede oferece o suporte necessário para que ele se desenvolva com segurança e aproveite ao máximo seu potencial no mercado”, recomenda Jenni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *