Ambientalistas protestam contra plano da Petrobras de explorar foz do Amazonas
Protesto ocorre após Petrobras recorrer de decisão do Ibama
Neste domingo (6), ambientalistas realizaram manifestação contra plano da Petrobras de explorar petróleo na foz do rio Amazonas. O protesto ocorre após a empresa recorrer de decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que negou licença para perfurar poço exploratório.
A manifestação, com cartazes e faixas intituladas “Amazônia livre de petróleo”, aconteceu em Belém e contou com a participação de 50 pessoas, que ficaram posicionadas do lado de fora de um centro de convenções, local onde chefes de Estado das nações amazônicas irão se reunir, ainda nesta semana, para dialogar sobre a união de esforços com a finalidade de proteger a floresta.
“O Ibama avaliará o novo pedido da Petrobras para perfuração na costa do Amapá”, declarou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ela explicou que o órgão “não se opõe à perfuração na foz do Amazonas, em princípio, e fará a avaliação com isenção. O Ibama não dificulta nem facilita. O Ibama tem um parecer técnico que deve ser observado”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo ainda não decidiu se permitirá a exploração no local e que está em um “processo de discussão interna”.
Por BNews