1ª fábrica de glúten chega ao Brasil para impulsionar produção de alimentos, remédios e combustíveis; saiba mais
Conheça local e detalhes da primeira fábrica de glúten no Brasil
Em 2026, será instalada, no Brasil, a primeira fábrica de glúten e o estado escolhido para o seu funcionamento é Passo Fundo, a 290 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A unidade fabril produzirá farinhas para a utilização em pães e massas, medicamentos, etanol e itens de uso pessoal. A informação consta da reportagem de o jornal O Globo.
Segundo a matéria, a construção e instalação da fábrica está sob a responsabilidade da empresa Be8. A companhia projeta produzir mais de 25 mil toneladas do glúten, objetivando suprir as demandas do mercado doméstico. O aporte de R$ 290,2 milhões será do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Tal iniciativa consiste em um importante passo para o Brasil que, atualmente importa glúten da China, Áustria, Bélgica e Alemanha. Para se ter uma ideia, somente no ano passado, as importações brasileiras da commodity resultaram em 22,1 mil toneladas.
Mas, segundo O Globo, “o principal objetivo da fábrica será produzir etanol através de grãos, como milho, trigo e triticale, com processos em estilo DDGS, que se trata de farelo utilizado para a produção de ração animal. Em relação aos cereais, a estimativa de produção é de 525 mil toneladas por ano e 209 mil metros cúbicos (ou 209 milhões de litros) anuais de etanol anidro. A empresa terá a parceria, neste projeto, da Embrapa e da companhia GDM”.