Setor náutico: Saiba por que os barcos fabricados no Brasil fazem tanto sucesso no exterior
Com 25% da produção destinada ao exterior, setor náutico brasileiro tem ampliado sua presença internacional.
Em 2024, o Brasil produziu cerca de 4,5 mil embarcações, das quais aproximadamente 25% foram exportadas, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar). Os Estados Unidos foram o principal destino dos embarques no ano passado, com cerca de 60% do total, seguidos pela Itália, com 21%. A perspectiva para este ano segue favorável.
Até maio, segundo a Acobar, as exportações já somavam US$ 41 milhões, valor duas vezes maior que o registrado no mesmo período de 2024. Esse cenário levanta uma questão relevante: se os Estados Unidos estão entre os países mais desenvolvidos do mundo, com um mercado muito competitivo, por que o padrão construtivo brasileiro tem se destacado justamente lá, e em outros mercados exigentes do setor náutico?
Para o presidente da Acobar, Eduardo Colunna, a resposta está na competência técnica nacional. “O sucesso dos barcos brasileiros no exterior é resultado direto da qualidade da nossa mão de obra. Temos profissionais altamente capacitados, capazes de entregar embarcações com excelente acabamento, design moderno e soluções técnicas que atendem aos padrões internacionais mais exigentes. Isso nos permite competir em mercados extremamente disputados, como o dos Estados Unidos, que produz cerca de 300 mil barcos por ano. Para se ter uma ideia, o nosso mercado representa apenas 1,5% do que eles têm, o que mostra o enorme espaço que ainda existe para crescer lá fora”, afirma Colunna.
“A qualidade construtiva e, principalmente, a possibilidade de customização são fatores que têm colocado o Brasil em evidência no mercado náutico internacional. Todas as embarcações produzidas aqui na nossa fábrica são feitas de forma totalmente artesanal, o que permite um alto nível de personalização, desde a escolha das cores, layout e motores até a configuração dos espaços internos e dos equipamentos embarcados. Esse cuidado individualizado faz com que cada barco seja único e atenda exatamente às preferências de cada cliente, algo muito valorizado no exterior. Percebo esse diferencial de forma ainda mais clara na linha Flyer, que desenvolvemos já com foco no público externo e que hoje é a mais requisitada por clientes internacionais”, afirma Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts, estaleiro nacional com mais de 40 anos de trajetória.
“Somente no último ano, enviamos cerca de 30 embarcações para o exterior, com destaque para os Estados Unidos, que hoje é o nosso principal mercado internacional. Também exportamos para países como Turquia e México, onde temos registrado uma ótima aceitação. Um exemplo disso é o modelo Triton Flyer 44, lançado há menos de um ano e que já soma duas unidades vendidas para os EUA e outras duas para o México. Nosso foco agora é ampliar essa presença para outros mercados da América Latina e também para a Europa nos próximos anos”, conclui o diretor.