EconomiaMANCHETE

Carnaval impulsiona demanda por franquias de limpeza e aquece serviços para anfitriões de Airbnb na Bahia

Alta rotatividade de imóveis no Carnaval reforça a limpeza terceirizada como fator estratégico para a experiência do hóspede e a valorização dos imóveis por temporada 

Durante o Carnaval, o mercado de locação por temporada registra aumento de demanda, refletindo diretamente na procura por serviços de limpeza profissional em estados como a Bahia. Um levantamento da Booking.com, aponta Salvador como o terceiro destino mais procurado para hospedagens no período de 14 a 17 de fevereiro, atrás apenas do Rio de Janeiro e Porto de Galinhas (PE). 

Entre os anfitriões das principais plataformas, a alta procura por hospedagem durante o feriado prolongado tem pressionado a operação de franquias especializadas em higienização, exigindo ajustes rápidos de escala de equipe, processos e máxima eficiência nos intervalos entre check-out e check-in. 

Esse movimento tem colocado os serviços de limpeza terceirizada no centro das estratégias operacionais dos anfitriões profissionais e gestores de múltiplos imóveis. Em datas de alta rotatividade, a janela entre a saída de um hóspede e a entrada do próximo é reduzida, situação em que a eficiência operacional, a padronização de processos e a capacidade de escalonamento de equipes se tornam diferenciais decisivos para manter a qualidade do serviço e garantir boas avaliações nas plataformas. 

Segundo Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo, rede de franquias de limpeza profissional com mais de 300 operações ativas em todo o país, ressalta que a prontidão operacional é o que define a reputação de um imóvel. “No ecossistema das plataformas de reserva, quando o imóvel não está pronto no horário, o hóspede percebe imediatamente. É fundamental agir rápido e corrigir qualquer problema, porque isso demonstra profissionalismo e faz toda a diferença. Em períodos como o Carnaval, onde o fluxo de pessoas é intenso e o desgaste do imóvel é acelerado, a limpeza técnica é o que garante o lucro do anfitrião no resto do ano”, explica o executivo. 

De acordo com Ticoulat, o serviço de limpeza passou a ser um ativo estratégico diretamente ligado à experiência do hóspede, à reputação dos anúncios e à valorização dos imóveis no mercado de temporada. “A boa avaliação em higienização, organização e atenção aos detalhes pode significar maior ocupação e melhores diárias, especialmente em uma época em que a concorrência pela atenção dos visitantes é acirrada”, desataca o CEO. 

Com a projeção de que o Carnaval 2026 mantenha altas taxas de ocupação e fortalecimento da Bahia como destino turístico, o setor de limpeza especializada e a gestão profissional de short e long stay segue em destaque, refletindo uma tendência de mercado que ultrapassa a sazonalidade e aponta para um ambiente cada vez mais profissionalizado e competitivo na economia colaborativa do turismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *